/Identidade
Missão e visão

Que visão nos move? A  nossa visão, manifesta-se em três desejos. Desejamos  pessoas novas, renovadas no seu espírito e na sua mente. Desejamos uma sociedade nova, em que seja possível viver a fraternidade. Desejamos uma Igreja de portas abertas, virada para fora, capaz de promover uma ‘cultura do encontro’ através duma harmonia pluriforme.

Que missão nos convoca? Temos como missão oferecer uma formação integral de qualidade às crianças e jovens, através de uma comunidade educativa que espelhe a sociedade justa e solidária que queremos, construída à imagem da Mesa onde todos têm lugar e na escola de vida que é a Eucaristia.

Quais são as notas distintivas da nossa Missão?

> A formação integral do aluno

O fim último da educação que oferecemos é o desenvolvimento integral e harmonioso dos alunos. Queremos ajudar a crescer seres humanos conscientes da sua condição de filhos e filhas de Deus e da sua vocação.
A educação dirige-se, assim, à pessoa no seu todo: às suas necessidades básicas e à sua dignidade fundamental, à sua dimensão sensitiva e corpórea, à sua inteligência, à sua afetividade e sexualidade, à sua vontade e ao seu caráter, à sua dimensão social e comunitária, à sua dimensão estética e espiritual, ética e religiosa e à sua liberdade. Esta integralidade da nossa educação dá-lhe um caráter genuinamente humanista, não segmentada nem desequilibrada, com forte ênfase na interdisciplinaridade do saber, na integração das faculdades humanas e na capacidade de relacionar-se, discernir e servir, tornando-se uma pessoa para os outros e com os outros.

> Educação de qualidade

Concebemos a qualidade educativa como um bem social, produto de um complexo tecido de atores, recursos, interações e resultados num determinado contexto.. Esta complexidade requer que façamos as coisas bem feitas e com sentido de responsabilidade. Procuramos incentivar o pensamento crítico na equipa educativa e nos alunos, encontrar as melhores aprendizagens nas nossas aulas, inovando e promovendo experiências de inserção e compromisso social e valorizar a identidade cultural dos que se formam no nosso Colégio

> Comunidade educativa

Trabalhamos como comunidade educativa onde se valoriza a comunicação e participação de todos os que a integram. A formação, maturidade e as funções que cada um desempenha, têm um papel fundamental na criação de uma estrutura sólida capaz de ajudar cada um a procurar ser feliz todos os dias.

> Uma sociedade justa e fraterna

A nossa educação está ao serviço da transformação da nossa sociedade. Queremos promover nos alunos e na comunidade um pensamento capaz de propor alternativas diante das correntes e ideologias que desumanizam e que marginalizam,, que fomentam o secularismo radical e exacerbam as lógicas do mercado e do consumismo.

> Sentido de colaboração

A participação de cada uma das pessoas que fazem parte do Colégio, o valor e os talentos de cada um, ao serviço de todos e em conjunto com todos, alimentam a colaboração e a corresponsabilidade que queremos fomentar, para que se possam encontrar caminhos que não excluam ninguém e que sejam sempre inovadores no processo educativo que implementamos.

> Educação Evangelizadora

Propomo-nos evangelizar educando e educar evangelizando, anunciando a Cristo e aos valores do Reino. Desejamos fazê-lo principalmente através do testemunho da fé cristã que nos inspira e convoca, com respeito e sentido de comunhão para com toda a diversidade de pessoas e credos.

> Os nossos valores

A nossa prática educativa está enraizada na pedagogia do coração e nos seguintes valores: amor, respeito pela vida, gratuidade, fraternidade, justiça e solidariedade, reconciliação e paz, verdade, liberdade e responsabilidade.

> Valor e contribuição ao país

Preocupa-nos a educação como bem público, necessário para todas as pessoas do nosso país. Sabemos que convém à sociedade inteira que a educação seja de qualidade e que esta não se restrinja só a uma parte da população, para que a sociedade de amanhã seja humanamente mais rica, respeitadora, equilibrada, diversificada e capazSentimo-nos chamados a contribuir para o sistema nacional de hoje e do futuro, procurando o seu progresso e forma de fazer chegar o bem maior a todos, sem exceção.