A definição do plano curricular do 2.º ciclo tem por base as características estruturantes do projeto educativo em que se destacam a formação integral do aluno, a sua própria implicação no processo de ensino-aprendizagem e a sua avaliação contínua, assim como as características da transição para uma crescente autonomia ao longo dos dois anos que constituem este nível de escolaridade.
Nesta faixa etária há uma alegria que facilita a abertura e o desejo naturais para responder a desafios, de forma entusiasta, que nos interessa valorizar e enquadrar em iniciativas que promovam a criatividade, o sentido crítico, o empenho e a capacidade de persistir na procura de conhecer e vontade de fazer. O nosso objetivo é colocar os meios para que o aluno aprenda, comunicando-lhe a convicção dessa certeza, apoiando-o na construção do saber, tarefa que será facilitada através duma relação entre professor e aluno próxima e personalizada. Nessa relação o professor saberá reconhecer e ajudar o aluno a desenvolver os seus dons naturais e a estimular o processo global de aprendizagem.
A avaliação contribui para que os alunos vão tomando consciência de que têm nas suas mãos a capacidade de evoluir e aprender. Pretende-se que o trabalho diário na aula permita uma avaliação contínua com um forte caráter formativo, apostada na diversidade de experiências pedagógicas e de instrumentos de avaliação.
Acreditamos no valor insubstituível da relação de confiança entre o Colégio e a Família, que se pretende constante, sólida e enriquecedora da prática pedagógica de cada um dos ambientes de aprendizagem, assente num diálogo franco e numa intercolaboração coerente e otimista.
A nossa oferta educativa contempla a seguintes atividades:
O colégio oferece, ainda, as seguintes atividades extracurriculares: